domingo, 31 de janeiro de 2010

Compra consumista/compulsiva

Estava percorrendo os canais de TV essa noite e me deparei com uma matéria no Fantástico sobre consumo. Na verdade, a matéria abordava mais o fato de que as mulheres, em sua maioria, não resistem a uma liquidação, uma promoção, etc, e acho que, de fato, isso é verdade. Mesmo estando com o armário abarrotado de roupas, sapatos e acessórios, sempre achamos que cabe mais um e não queremos perder aquele 50% de desconto por nada.
E embora na maioria das vezes a gente pense nisso como uma característica feminina, "coisa de mulher", como falam por aí, essa mania de comprar pode virar uma compulsão grave. Conheço mulheres que gastam mensalmente quase todo o salário em compras e não é porque "estão podendo", mas pelo simples fato de que não possuem qualquer controle sobre isso.
Claro que é ótimo comprar! E eu não posso falar que condeno a prática, né? Muito pelo contrário! Mas acho que nesse final de 2009 foi que caiu a ficha de quanto eu estava sendo exagerada. Fui fazer umas limpezas de fim de ano e percebi que não tenho espaço mais para guardar um lenço! Será que precisamos de tudo isso mesmo? Segundo a matéria do Fantástico (baseada em uma pesquisa inglesa), as mulheres usam apenas 8% do que tem em seu guardarroupa!
Portanto mulherada (e homens também), vamos parar um pouquinho para pensar em tudo o que a gente tem guardado, por que temos tudo isso, se precisamos realmente de tudo, pensar no que usamos e no que nunca usamos e dar novos rumos aos nossos hábitos de consumo. Consumo consciente é a chave! Antes de abrir a carteira para sacar o cartão de crédito, avalie bem sua compra. E para quem quiser saber mais sobre compra consumista, faça o teste no site do Fantástico.
Ótima semana!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Papa bolinhas - deixe suas roupas com aspecto uniforme

Olá pessoal!
Quem me conhece sabe o quanto eu sou exigente com minhas roupas. Tenho um cuidado todo especial com elas, lavo muitas peças à mão mesmo (sim, eu lavo roupa, gente! rsrs) e gosto que fiquem sempre perfeitas.
Um dos instrumentos que eu uso para deixar minhas roupas sempre com cara de nova é esse papa bolinha aí ao lado. Descobri essa maravilha há alguns e posso garantir que funciona mesmo! Claro que tem que ter paciência para passá-lo em toda a peça, mas vale a pena. Ele dá, principalmente às malhas e lãs, um aspecto mais uniforme, não fica parecendo que você ralou sua roupa na parede. Além disso, remove pêlos, fiapos, essas coisas chatas que teimam em grudar.
Mas, cuidado! Se tiver algum fio solto na roupa, conserte antes. A força do motorzinho faz com que o fio seja puxado e isso pode ocasionar alguns buracos na peça.
O preço desse brinquedinho é R$ 7,00, em média, e tem em outros modelos, além desse aí acima. Você pode achar em lojas de utilidades domésticas ou nos camelôs da 25 de março. Dá até para comprar dois por R$ 10,00. A durabilidade é razoável. Tenho um há 4 anos e só precisei trocar as pilhas (funciona com duas pilhas comuns).

domingo, 17 de janeiro de 2010

Guardarroupa formal masculino - terno

Dando continuidade ao nosso papo, hoje vamos falar um pouquinho do guardarroupa formal masculino, que se resume basicamente ao terno. Como já foi comentado no outro post, um terno tem que ter bom corte, bom caimento e ser feito com um bom tecido. Em um ambiente formal, é melhor não abusar de tendências como calças mais justas, paletós colados ao corpo, etc. Deixe isso para uma situação informal.
Em relação às cores, as escuras, como marinho e cinza chumbo, conferem mais respeito e são ideias para quando se vai fechar um negócio. Já os tons mais naturais, como bege, gelo e os crus dão ideia de calma e são ideias para serem usadas durante uma negociação. Mas cuidado! Um look todo bege, pruincipalmente se mesclado a acessórios marrons, não fica discreto e dá um ar sem graça. Combine o bege com azul, branco, listras, qualquer coisa que não o deixe pálido ou monocromático.
O terno preto é ótimo para a noite, mas ruim para o dia, pois mostra qualquer imperfeição do tecido. Opte pelo marrom apenas nos blazers. E passe definitivamente a quilômetros de tons verdes, uva, mostarda ou coisas do gênero. Isso também vale para seus cintos, sapatos e pastas, que precisam ser de apenas duas cores: preto e marrom.
Ah! E falando nisso, como combinar as meias? Com a calça ou com o sapato? Bom, eu já vi várias opiniões de especialistas. Algumas dizem que se deve combinar exclusivamente com a calça. Outras dizem que tanto faz combinar com a calça ou com o sapato. O importante é que combine com um dos dois! Na dúvida, acho que a última opção leva a menos erros.
E por último a gravata. Há empresas que nem exigem seu uso, mas é sempre bom ter uma por perto. Seu nó deve ser sempre bem feito, nada de nós tortos ou frouxos. Na dúvida, existem diversos vídeos na internet que mostram como arrumá-la. Sua ponta deve parar na altura da fivela do cinto. E quanto à largura e à padronagem, isso varia com a moda. Mas é sempre bom ter por perto uma gravata mais formal, que tanto pode ser lisa e escura ou com listras coloridas diagonais, ou ainda com padrões repetidos, como bolinhas e texturas. Nesse caso, quanto menor o detalhe do padrão, melhor!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Você está bem vestido?

Bom, pessoal! 2010 já começou e é hora de voltarmos para o batente e para todas as nossas atividades cotidianas. Lembram que no ano passado um dos nossos primeiros posts foi sobre formal e informal? Pois é, vamos continuar falando mais um pouco mais sobre este assunto.
Mas antes de chegarmos nesse ponto novamente, é bom pensarmos em um outro conceito: o de estar bem vestido. Você se considera uma pessoa bem vestida? O que é estar bem vestido para você?
Se você respondeu que estar bem vestido é usar roupas da moda... humm, acho que você tem que repensar seus conceitos. Estar com roupas da moda não implica necessariamente em estar bem vestido. Muitas gafes são cometidas com esse tipo de pensamento. Quando penso nisso, me vem logo à cabeça os jeans de cintura baixa. Não, não há nada de errado com essas calças. Eu até gosto bastante desse formato de jeans. O problema é o tamanho das blusinhas usadas com essa peça.
Quem é que já não viu pelas ruas muitas mulheres com calças super baixas que deixam à mostra a lingerie porque a blusa não chega no minímo até o cós da calça? Ou essas mesmas mulheres andando e puxando a blusa para baixo e a calça para cima? NADA PHYNO, ne? Ou seja, mesmo sendo uma peça da moda, o modo como você a usa é que vai dizer se você está ou não bem vestido.
No caso dos homens, vestir um terno não significa estar bem vestido. Se o tecido for ruim, se o corte e o caimento não forem bons ou se a cor for, por exemplo, verde-abacate, esqueça! Desastre total! Um homem pode estar muito elegante em uma roupa casual! Mais uma vez, o que predomina é o bom senso.
No próximo post falaremos um pouco sobre como ter um guardarroupa formal e informal, apropriados para o dia a dia de uma empresa.
Ótima semana!
Cris