quarta-feira, 9 de março de 2016

Você sabe o que é see now/ buy now?

Você sabe o que é see now/ buy now? Traduzindo para o português, seria veja agora/ compre agora. Esse é o mais novo formato da moda que está sendo adotado ao redor do mundo.

Antes, uma coleção levava pelo menos seis meses para aparecer nas lojas depois que saíam das passarelas. Ou seja, se você visse aquele vestido lindo da Chanel, ele só seria lançado muitos meses depois ao público geral. 

Mas agora, a nova estratégia das marcas é imprimir velocidade. Sendo assim, as coleções estarão imediatamente disponíveis para venda logo após os desfiles. Essa rapidez já vem sendo impressa na moda há aproximadamente 20 anos com o advento do fast-fashion, que tirou a sazonalidade dos lançamentos.

Não sei o quanto isso é bom ou ruim nesse mercado intermediário e de luxo. Claro que as marcas querem vender. Isso é fato! Mas acho que isso faz com que se perca um pouco da expectativa, da ansiedade, que é uma coisa boa também. Tanta velocidade gera uma certa ânsia pelo consumo e nosso mundo atual já está muito consumista. Não precisa de mais brechas para isso. Além disso, parece que as pessoas acabam não sabendo bem o que usar, não conseguem definir seu estilo ou saber do que gostam. 

Bom, como esse é um novo aspecto da moda, ainda existem muitas coisas para serem descobertas e avaliadas. Vamos aguardar!

Ah! A foto acima é do desfile de primavera da Chanel, do site Fashionista.


Nenhum comentário: