domingo, 17 de janeiro de 2010

Guardarroupa formal masculino - terno

Dando continuidade ao nosso papo, hoje vamos falar um pouquinho do guardarroupa formal masculino, que se resume basicamente ao terno. Como já foi comentado no outro post, um terno tem que ter bom corte, bom caimento e ser feito com um bom tecido. Em um ambiente formal, é melhor não abusar de tendências como calças mais justas, paletós colados ao corpo, etc. Deixe isso para uma situação informal.
Em relação às cores, as escuras, como marinho e cinza chumbo, conferem mais respeito e são ideias para quando se vai fechar um negócio. Já os tons mais naturais, como bege, gelo e os crus dão ideia de calma e são ideias para serem usadas durante uma negociação. Mas cuidado! Um look todo bege, pruincipalmente se mesclado a acessórios marrons, não fica discreto e dá um ar sem graça. Combine o bege com azul, branco, listras, qualquer coisa que não o deixe pálido ou monocromático.
O terno preto é ótimo para a noite, mas ruim para o dia, pois mostra qualquer imperfeição do tecido. Opte pelo marrom apenas nos blazers. E passe definitivamente a quilômetros de tons verdes, uva, mostarda ou coisas do gênero. Isso também vale para seus cintos, sapatos e pastas, que precisam ser de apenas duas cores: preto e marrom.
Ah! E falando nisso, como combinar as meias? Com a calça ou com o sapato? Bom, eu já vi várias opiniões de especialistas. Algumas dizem que se deve combinar exclusivamente com a calça. Outras dizem que tanto faz combinar com a calça ou com o sapato. O importante é que combine com um dos dois! Na dúvida, acho que a última opção leva a menos erros.
E por último a gravata. Há empresas que nem exigem seu uso, mas é sempre bom ter uma por perto. Seu nó deve ser sempre bem feito, nada de nós tortos ou frouxos. Na dúvida, existem diversos vídeos na internet que mostram como arrumá-la. Sua ponta deve parar na altura da fivela do cinto. E quanto à largura e à padronagem, isso varia com a moda. Mas é sempre bom ter por perto uma gravata mais formal, que tanto pode ser lisa e escura ou com listras coloridas diagonais, ou ainda com padrões repetidos, como bolinhas e texturas. Nesse caso, quanto menor o detalhe do padrão, melhor!

4 comentários:

Patty ;D disse...

estou te seguindo me siga tbm :D
www.paradefrescuraeescreve.blogspot.com

Jardim Valentina disse...

Olá, estou seguindo você e gostaria muito que me visitá-se no http://tinaventuri.50webs.com e me segui-se também.
Um beijo e muito sucesso.

Cristin disse...

Recebi um e-mail seu...
amei seu blog!
bjus

Cris Borges disse...

Tina, do Jardim Valentina, sua página está com vírus. Eu abri e quase entrou um cavalo de tróia no meu computador. Dá uma olhadinha! Bjs